Prótese de Mama

Cirurgia Plástica para aumento ou correção das mamas com prótese.

O que é?

A Prótese de mama é um procedimento cirúrgico para o tratamento da hipomastia ou mamas pequenas, além de aumentar, a cirurgia plástica, corrige, devolve o volume dos seios e proporciona mais firmeza e simetria.

Para quem é indicado a Prótese de Mama?

A Prótese de mama é indicada para mulheres que estão buscando o aumento da mama, correção de assimetria, levantar a mama, devolver o volume e o contorno dos seios que acabam ficando murchos após a amamentação, por exemplo.

Como escolher o tamanho da Prótese certa para mim?

A escolha do tamanho da Prótese é feita em conjunto com o médico especialista no dia da sua avaliação, baseado nas medidas do tórax e mamas e também com o objetivo do paciente. Além disso, o médico irá tomar todas as decisões com base nos seus conceitos e experiência para obter o resultado mais seguro e duradouro.

Tipos e modelos de Prótese de Mama

Há três formatos de prótese de mama, podendo ser: Redondo (baixo, médio e alto), anatômico (gota) e cônico. Assim como a decisão do tamanho, o formato também depende da conversa entre você e o seu médico.

Como funciona a cirurgia da prótese de mama?

A Prótese de Mama pode ser inserida em três lugares diferentes, podendo alojar a prótese na frente ou atrás dos músculos, através das regiões:

  • Aréola (periareolar);
  • Sulco da Mama abaixo dos seios (sulco inframamário);
  • Axilas.

No dia da sua avaliação, o médico cirurgião irá analisar o seu caso e indicar a melhor região para fazer a incisão da prótese de acordo com o biotipo e objetivo de resultado de cada cliente.

Como é aplicada a anestesia para essa cirurgia?

A anestesia pode ser geral, peridural que bloqueia a dor apenas em uma região do corpo ou local com sedação, tudo irá depender da recomendação médica e a opção da paciente.

Pré-Operatório

Na última consulta com o médico cirurgião a escolha do tamanho, tipo de prótese e melhor local para a incisão são feitas. Além disso, deve-se interromper o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS etc.), que aumentam a possibilidade de sangramento.

Pós-Operatório

Para você ter um pós-operatório tranquilo, é indicado seguir rigorosamente os cuidados que o médico cirurgião recomendar.

Após o 4º ao 7º dia, são recomendadas as sessões de drenagem linfática para a eliminação de seromas ou líquidos indesejados que podem causar dor.  Dessa forma, o retorno às suas atividades diárias acontece de forma mais rápida.

É importantíssimo o uso de sutiã modelador por um período mínimo de 30 dias para sustentar a pele.

Quando posso tirar os pontos?

A retirada dos pontos é feita de uma semana a 12 dias após a cirurgia, dependendo de cada cliente.

A paciente deve evitar movimentos bruscos nos 20 primeiros dias, e só poderá voltar às suas atividades normais após um mês, desde que sejam leves. Para atividades mais pesadas, a cliente deve esperar no mínimo 2 meses.

Duração da Cirurgia de Prótese de Mama

O tempo de cirurgia vai depender de cada caso, mas normalmente dura em torno de 2 a 4 horas.

O tempo de internação vai depender da anestesia aplicada, em casos da anestesia local o paciente deverá permanecer em observação de 6 horas e a anestesia geral é preciso permanecer no hospital durante 24 horas.

Como é o pós-operatório?

Um dreno é colocado para evitar acúmulo de secreções, ele é retirado se a cicatriz não estiver apresentando sinais de infecção como vermelhidão e inchaço. O tempo de permanência com o dreno depende de cada caso, podendo variar entre alguns dias ou até algumas semanas.

A liberação para o retorno das atividades normais, vai depender da autorização do médico. Mas, normalmente em quatro ou cinco dias, é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico. Os exercícios podem ser retomados após 60 dias.

Qual a validade da Prótese?

Com o avanço da medicina as próteses mais novas não precisam ser trocadas após anos da cirurgia, pois elas duram mais, em torno de 15 a 20 anos. Após esse período é preciso começar a ter acompanhamento com os médicos cirurgiões, para analisarem como está a prótese e como o seu organismo está reagindo.

Dúvidas Frequentes:

Qual o momento ideal para colocar Prótese de Silicone?

Os médicos especialistas recomendam uma idade mínima entre 17 ou 18 anos, quando a mama já está bem desenvolvida. Além disso, mulheres que pretendem engravidar não devem fazer a cirurgia, pois o formato da mama pode mudar depois da amamentação. Em muitas mulheres, elas diminuem de tamanho, pois há uma espécie de atrofia da glândula mamária.

Pode ficar cicatriz?

As cicatrizes são inevitáveis, mas costumam ser pequenas e ficar escondidas, o tamanho da cicatriz vai depender do tamanho da prótese. Normalmente, para uma prótese de 260 ml, a cicatriz costuma medir cerca de 4 cm.

Para amenizar as marcas de cicatrizes é possível trata-las com pomadas para esse fim. Para potencializar o resultado dos dermocosméticos, é possível associar com procedimentos estéticos como: Laser CO2 Fracionado, Microagulhamento e Peeling Químico.

Quando aparecem os resultados finais?

Após a cirurgia, há um inchaço que leva cerca de três meses para desaparecer. O formato definitivo do seio só aparece em torno de seis meses a um ano após a cirurgia, pois a prótese já estará acomodada em seu corpo.

Após a cirurgia, devo fazer acompanhamento com o médico?

Sim, a cliente deve acompanhar a situação da prótese por meio de exames de rotina, como ultrassom e mamografia, em alguns casos podem ser feitos a ressonância magnética, e isso dependerá de cada médico.

O Silicone pode causar câncer ou outras doenças?

No início, especialistas especularam se as próteses poderiam aumentar o risco de tumores. No entanto, diversos estudos não confirmaram essa suspeita. Um deles, feito em 2000 pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, acompanhou mais de 13 mil mulheres e concluiu que a prótese não estava relacionada nem ao aumento do risco de tumores nem ao atraso no diagnóstico.

A prótese impede a amamentação?

Não, pois ela é colocada sob o músculo ou entre o músculo e a glândula mamária. Isso não interfere no crescimento do seio durante a gravidez, nem na amamentação. Os ductos mamários, que conduzem o leite, não são cortados durante a cirurgia. Mas, após a amamentação, em algumas mulheres, as mamas mudam de tamanho.

A prótese de mama é um procedimento seguro?

Como toda cirurgia, há risco e possíveis complicações, por isso é importante você realizar a cirurgia plástica com médicos cirurgiões reconhecidos que são credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E assim que for realizar a avaliação para conhecer o seu médico, aproveite esse tempo para tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia e o hospital.

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3541-1002

COMO CHEGAR

Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos: