Rugas

O que são, causas e tratamentos estéticos

O que são as rugas? 

As rugas são vincos, dobras ou sulcos na pele que aparecem devido ao envelhecimento cutâneo, perda da elasticidade, tonicidade, colágeno e ácido hialurônico, substâncias que sustentam a pele. 

O que causa as Rugas? 

O aparecimento das rugas, na maioria dos casos, se deve ao processo natural de envelhecimento da pele. 

Porém, existem alguns fatores externos, como: exposição exagerada ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso que potencializam o aparecimento das rugas.

Quais são os tipos de rugas? 

Basicamente existem três tipos de rugas: dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão, que se formam nas regiões que possuem mais movimentos dos músculos faciais: ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios.

As rugas estáticas, que aparecem em partes imóveis do rosto, são provocadas pelo envelhecimento cutâneo, visíveis quando o rosto está em repouso, normalmente nas regiões do Bigode Chinês, Lábios e Pescoço. 

E por último, as rugas gravitacionais, que surgem devido à flacidez da pele, costumam surgir aos 60 e 70 anos, pois é nessa idade que a pele fica mais fina e a flacidez mais visível. Normalmente na região da mandíbula essa ruga também é conhecida como efeito "buldogue".

Como tratar as rugas? 

Alguns procedimentos são indicados para o tratamento de rugas, como:  Botox, Preenchimento, Sculptra, Laser de CO2 Fracionado, Peeling Químico, Luz Pulsada e Radiofrequência

Esses procedimentos irão atuar diretamente na região devolvendo o volume e a produção de colágeno. 

Duração dos Tratamentos 

O tempo de duração desses procedimentos é de aproximadamente 30 minutos. O número de sessões será dado pela profissional, de acordo com a necessidade do cliente.

Como evitar o surgimento das Rugas? 

Para evitar o surgimento e até mesmo evitar que as marcas de expressão se tornem rugas profundas o ideal é iniciar alguns tratamentos estéticos antes dos 30 anos. Além disso, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele, com produtos ideias para o tipo da sua pele e mantê-la sempre hidratada. Utilizar diariamente o protetor solar de no mínimo 30 FPS, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. 

Dúvidas frequentes:

Evitar exposição ao sol previne rugas?

Evitar exposição solar direta ajuda a prevenir as rugas, mas não completamente. Evitar o sol retardará o aparecimento das rugas, mas não poderá evitá-lo por completo.

Bronzeamento artificial pode causar rugas?

Sim. Câmaras de bronzeamento artificial têm um efeito similar à exposição direta do sol.

Pele seca apresenta mais rugas?

A verdade aqui é que as rugas são mais visíveis nas pessoas com pele seca. Entretanto, ao manter a pele com a umidade adequada, é possível reduzir a aparência das rugas e linhas mais finas.

Beber água previne o surgimento de rugas?

Não há dúvidas de que tomar muita água ajuda nosso metabolismo a funcionar bem e manter a pele hidratada.

Aplicar hidratante à noite previne rugas?

A aplicação de hidratantes antes de deitar aumenta a penetração de seus componentes durante a noite, ajudando a manter a elasticidade da pele e combatendo as rugas.

Cremes anti-idades funcionam?

Sim, mas não qualquer um. Opte por cremes com retinol (antioxidante e hidratante), ácido hialurônico (hidratante), peptídeos com cobre (estimula o colágeno), coenzima Q10 (regula a energia da célula), vitamina C (antioxidante), cinetina (melhora a absorção da umidade e produção de colágeno) e extratos de chás (anti-inflamatórios).

Hidratantes podem acabar com as rugas?

Não exatamente. As fórmulas dos hidratantes são bem diferentes, mas nenhuma delas faz milagre. A maioria dos cremes no mercado só hidratam a pele, o que faz com que ela pareça mais saudável.

Existem cremes anti rugas para cada faixa etária?

Não. Os ingredientes que combatem as rugas e qualquer outro problema de pele são os mesmos para qualquer faixa etária. Você deve optar por produtos adequados para o seu tipo de pele e para o tratamento de seu problema, independente da idade.

Exercícios faciais evitam rugas?

Não é a falta de tônus muscular que causa rugas, mas sim a diminuição de colágeno e elastina, que ocorre devido a fatores como exposição solar, tabagismo e repetição de movimentos faciais. Movimentos faciais, como sorrir e apertar os olhos, por exemplo, quando feitos muitas vezes ao longo do tempo, podem causar rugas.

Cremes anti rugas têm o mesmo resultado dos tratamentos estéticos?

Não. Na teoria, um produto de boa qualidade irá manter sua pele jovem por mais tempo, mas não irá alcançar o mesmo resultado de um tratamento estético.

 

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3541-1002

COMO CHEGAR

Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos: