Manchas Faciais

O que são, causas e tratamentos estéticos

O que são Manchas Faciais

As manchas faciais são alterações da quantidade de melanina na pele facial, podendo ser classificadas de duas formas: hipercrômicas, que são as manchas mais escuras que a cor da pele, e hipocrômicas, as manchas mais claras que a cor da pele.

Além disso, elas podem ser definidas por diferentes nomes: Melasma, Sardas, Manchas Senis, Manchas Solares, Cicatrizes de Acne

Melasma

O melasma é uma disfunção de pigmentação que provoca o aparecimento de manchas  escuras e amarronzadas na pele. Muito comum na região da testa, das bochechas e do nariz, o melasma pode ser resultado de uma exposição exagerada aos raios solares, assim como de tendências genéticas ou de influências do período da gravidez.

Manchas Senis

As manchas senis são resultado da troca de substâncias que dão à pele uma coloração diferente, mais frequentemente melanina, resultado da exposição solar. O aparecimento de manchas senis está relacionada à intensa exposição à luz solar ao longo dos anos. Como o resultado da ação do sol só vai aparecer com o passar do tempo, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade.

Manchas Solares 

As manchas de sol são resultado da troca de substâncias que dão à pele uma coloração diferente, mais frequentemente melanina, resultado da exposição solar. Elas não surgem somente em decorrência da grande exposição ao sol em praias e piscinas, grande parte das manchas são causadas pela radiação que nos atinge no dia a dia.

O que causa Manchas Faciais

Diversos fatores se tornam responsáveis pela  formação das manchas faciais.  E uma das causas mais frequentes  é a exposição solar sem o devido uso de protetor. Outros líderes do ranking de fatores que geram as condições necessárias para o aparecimento de manchas faciais são: gravidez, alterações hormonais e marcas de acne

Tratamentos para Manchas Faciais

Os procedimentos mais indicados para manchas são aqueles responsáveis pela renovação celular que são eles: Laser de Co2 Fracionado, Microagulhamento, Peeling Químico, e Luz Pulsada

Como prevenir Manchas Faciais? 

Para prevenir o surgimento dessas manchas é recomendado o uso do filtro solar diariamente com o fator ideal para o seu tipo de pele. Além do protetor solar,  manter a rotina de cuidados com a pele é essencial, para que a pele fique sempre limpa e hidratada. 

Como funciona os tratamentos para as manchas faciais

O Microagulhamento, também conhecido como Dermaroller, é um pequeno aparelho projetado para fazer rolamento de microagulhas na pele, promovendo a formação de colágeno e elastina, renovando as células do rosto e melhorando manchas faciais.

Por meio de ondas de laser fracionadas, o CO2 Fracionado, muito indicado para manchas faciais. Durante o procedimento observa-se contração imediata da pele, pois o colágeno se contrai a uma temperatura de 100°C. O tratamento proporciona um resultado semelhante ao de um peeling profundo.

Já o Peeling Químico tem como objetivo promover uma verdadeira troca de pele através da descamação do tecido epidérmico. Baseado na aplicação de substâncias químicas sobre a pele, esse procedimento gera resultados incríveis contra manchas.

A Luz Pulsada é um método de emissão de luz e calor, baseado na distribuição de energia pelos locais de aplicação, que progressivamente clareia as manchas faciais até sua remoção permanente.

Duração dos Tratamentos

O tempo de duração dos procedimentos é em torno de 30 minutos. O número de sessões irá depender da avaliação do profissional e qual será o intervalo de tempo entre elas, de acordo com o quadro apresentado pelo cliente.

 Cuidados após os tratamentos 

Para esses procedimentos é preciso ter alguns cuidados, pois a pele irá descamar e ficará mais sensível. Esse processo pode durar alguns dias, dependendo da solução que foi aplicada. A pele que estará por baixo será nova e mais suscetível à luz, por isso a exposição ao sol deve ser evitada nesses dias. Serão indicados cuidados especiais para a pele, nessa fase. É importante o uso de filtro solar com mínimo de 30 FPS.

Dúvidas Frequentes

Apertar cravos e espinhas causa manchas faciais?

Sim, o atrito causado pelo uso de força excessiva ao apertar as espinhas pode machucar a região e causar cicatrizes e manchas. 

Hipoglós e Bepantol tira manchas faciais?

Não. Hipoglós e Bepantol são cicatrizantes e emolientes, auxiliam na recuperação de queimaduras e irritações, mas não tiram manchas.

Anticoncepcional pode causar manchas faciais?

Sim. Algumas mulheres sensibilizam-se com as doses de hormônio feminino (estrógenos) que os anticoncepcionais orais contém e desenvolvem manchas castanhas especialmente no rosto.

Loções com álcool causam manchas faciais?

Mais ou menos. Não é o álcool em si que mancha a pele, mas certos ingredientes de perfumes podem fotossensibilizar. Isto é, aplicados em peles que irão se expor ao sol, podem causar dermatites semelhantes à queimadura por limão.

Suco de limão causa manchas faciais?

Sim. O limão pode ser extremamente perigoso, pois se houver qualquer exposição à luz solar, ainda que com poucos resquícios do limão aplicado, haverá sensibilização, queimadura e consequentes manchas castanhas.

Água boricada ou oxigenada tira as manchas faciais?

Isso é um mito. A água oxigenada pode clarear apenas pelos e a água boricada tem apenas função antisséptica e anti-inflamatória.

Gravidez causa manchas faciais?

É possível que surjam manchas. As alterações hormonais são o principal motivo, em especial no rosto, chamada melasma. É possível evitar com uso de protetor solar. Opte por um protetor físico – evite o químico, para que sua pele não absorva as substâncias orgânicas durante a gestação.

 

 

 

 

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3541-1002

COMO CHEGAR

Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos: