Olheiras

O que são, causas e tratamentos estéticos

O que são olheiras?

As olheiras, também conhecidas como hiperpigmentação periorbital, são marcas profundas na região dos olhos. A aparência pode ter coloração pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina sobre as pálpebras inferiores, abaixo dos olhos, que tem um tom escurecido nessa região.

O que causa Olheiras?

As olheiras podem se formar em qualquer fase da vida, em homens e mulheres e até em crianças, e em qualquer tom de pele. Elas são mais frequentes em peles morenas e negras, pelo acúmulo de melanina na região dos olhos.

A genética é a causa mais comum do surgimento das olheiras. Além disso, alguns fatores favorecem o surgimento dessas manchas, tornando-as mais marcadas e aparentes. São eles: TPM, Estresse, Exposição solar excessiva, sono acumulado, doença respiratórias, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Tipos de Olheiras:

Olheiras Vasculares/Sanguíneas: Conhecidas como "olheiras de cansaço", de cor arroxeada ou vermelha, são causadas pela má circulação na região devido à pele ser muito fina e clara. É indicado realizar procedimentos que estimulam a circulação sanguínea e aumentam a espessura da pele fazendo com que a região fique mais oxigenada e mais clara.

Olheiras Pigmentares: Tem cor acastanhada pelo excesso de melanina na pele. A causa dessa hiperpigmentação está ligada a exposição ao sol, hereditariedade ou algum processo inflamatório. O ideal para o tratamento desse tipo de olheira, são procedimentos que minimizam o aspecto escuro e melhoram a circulação da região.

Olheiras Profundas: Conhecidas também como "olheira falsa", normalmente são aparentes em pessoas que possuem o globo ocular um pouco mais fundo que o normal, provocando uma sombra na pálpebra inferior. É indicado realizar procedimentos que ajudam na hidratação e que devolvam o volume da região.

Olheiras Flácidas: Esse tipo normalmente é encontrado em peles maduras. A flacidez da pálpebra dá a impressão que os olhos estão mais fundos e dá a sensação que a região dos olhos está escura. Para esse tipo de olheira é indicado realizar procedimentos que estimulam a produção de colágeno.

Tratamentos para Olheiras

Para Olheiras, a Pró-Corpo indica: Preenchimento, Carboxiterapia, Luz Pulsada e Laser de CO2 Fracionado.

Cada tipo de olheira tem o seu próprio tratamento. Por isso, é indicado passar por uma avaliação com nossas especialistas para que elas indiquem os melhores procedimentos para você.

Como prevenir as Olheiras?

As olheiras geralmente tem predisposição genética, mas, alguns hábitos podem ajudar a diminuir ou até evitar o surgimento delas. Mantenha hábitos saudáveis como boas noites de sono, evite fumar, cuide da sua alimentação, faça compressa na região e use sempre protetor solar.

Dúvidas Frequentes:

Olheiras são genéticas?

A genética é uma das principais causas das olheiras. Elas são presentes em algumas etnias como árabes, turcos, povos andinos e indianos, pois costumam ter maior depósito natural de pigmento nessa região.

Rodelas de Pepino gelado amenizam as olheiras?

Qualquer compressa fria ou gelada tem um efeito de vasoconstrição, que diminui temporariamente o calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região das olheiras e, dessa forma, minimiza o aspecto escuro e o inchaço. Mas, é um efeito momentâneo e não específico do pepino.

Compressa de Chá de Camomila ameniza Olheiras?

Sim. Compressas com chá de camomila gelado têm, de fato, ação anti-inflamatória e drenante.

Coçar os olhos piora as olheiras?

Sim, coçar ou esfregar os olhos excessivamente, como durante crises de alergias, podem piorar as olheiras devido à fricção da pele.

Óculos causam olheiras?

Não. Na verdade, as lentes tendem a causar uma sombra na pálpebra inferior. Dessa forma, quem já possui o problema acaba ficando com ele ainda mais em evidência.

Existem cremes anti-olheiras que substituem tratamentos estéticos?

Não. Nenhum produto tópico consegue agir tão profundamente na pele a ponto de diminuir suas olheiras ou restaurar qualquer perda de volume.

 

 

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3541-1002

COMO CHEGAR

Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos: