Mamas Masculinas
O que são, causas e tratamentos para correção
Tamanho das mamas não é assunto só para mulheres. Muitos homens sofrem com o problema contrário ao das garotas: a vontade de diminuir o tamanho das mamas. O aumento das mamas masculinas é chamado de ginecomastia, uma hipertrofia das glândulas mamárias dos homens. O leve crescimento das mamas em garotos é comum no início da puberdade, devido às alterações hormonais constantes nesse período.
O que são Mamas Masculinas
Mamas masculinas são caracterizadas pelo crescimento anormal das mamas nos homens, decorrente do excesso de tecido mamário, deixando as mamas sensíveis e os mamilos protuberantes e doloridos.
O que causa as Mamas Masculinas
O aumento das mamas em homens é causado por distúrbios hormonais. Na adolescência, antes dos garotos terem a produção de testosterona (hormônio masculino) da fase adulta, os testículos podem produzir certa quantidade de estrógeno (hormônio feminino) suficiente para estimular o crescimento das mamas. Esse crescimento parará quando a testosterona chegar ao seu auge, diminuindo as mamas que cresceram. Mas, em alguns casos, a testosterona pode continuar em níveis baixos, ou outro hormônio feminino (a progesterona) pode começar a ser produzido por outras vias. Com isso, o aumento de mamas não só não desaparece, mas também pode piorar.
Muitos homens idosos começam a ter ginecomastia após os 70 anos, pois a idade traz uma baixa na testosterona. Homens obesos também têm mais tendência ao problema, pois o tecido gorduroso produz enzimas que podem influenciar na diminuição da testosterona e no aumento do estrógeno.
Como é feita a redução de Mamas Masculinas
A cirurgia de remoção de mamas masculinas consiste em remover parte do tecido glandular e da gordura ao redor do mamilo. O procedimento pode ser feito a partir dos 18 anos, quando as mamas já estão totalmente desenvolvidas.
Se o cliente apresenta excesso de gordura, o médico dá inicio à cirurgia com uma lipoaspiração. Já no caso de haver excesso de glândula mamária, é preciso fazer uma incisão e retirar a pele que sobra.
Pré-operatório
Para a cirurgia, é essencial fazer os exames de rotina e estar com a saúde em ordem. É recomendado também que se evite o consumo de medicamentos que tenham em sua composição ácido acetilsalicílico (AAS), pois essa substância pode aumentar sangramentos.
Anestesia
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
Duração da cirurgia
A cirurgia de redução de mamas masculinas dura entre 1 a 4 horas.
Tempo de internação
O tempo médio de internação é de 12 horas.
Pós-operatório
A retirada de pontos é feita de 5 a 10 dias após a cirurgia. O uso da malha cirúrgica e de sessões de drenagem linfática é essencial para melhorar a aderência da pele aos tecidos subcutâneos, além de conter inchaços e hematomas. O cliente pode voltar às atividades rotineiras uma semana após a cirurgia, mas deve ficar 20 dias sem fazer movimentos bruscos ou exercícios que exijam esforço dos braços ou região peitoral.