Ginecomastia
O que é, causas e tratamentos cirúrgicos
Devido à obesidade ou à disfunção hormonal, glândulas mamárias desenvolvem-se no corpo masculino causando a ginecomastia, o que pode causar desconforto psicológico, além de problemas estéticos. A cirurgia plástica de retirada de ginecomastia serve para reconstruir a região das mamas nos homens e devolver a autoestima através de um peitoral com a medida certa.
O que é Ginecomastia
Ginecomastia é o crescimento das mamas fora do comum nos homens, devido ao excesso de tecidos mamários.
Causas da Ginecomastia
A ginecomastia tem como principal causa a hereditariedade, mas também pode ser causada pelo uso de álcool, drogas e anabolizantes. Também é causada pelo desequilíbrio hormonal e pelo excesso de peso.
Indicações para a cirurgia
A cirurgia para correção de ginecomastia é indicada para homens com as mamas projetadas, assimétricas ou volumosas.
Contraindicação para a cirurgia
Essa cirurgia pode ser realizada apenas após os 18 anos de idade, quando as mamas masculinas já estão desenvolvidas.
Como é feita a cirurgia
Nos casos em que o cliente é obeso, o primeiro passo é a lipoaspiração, seguida da retirada da glândula enrijecida e aumentada que tem aparência de um seio feminino. Quando há excesso de glândula mamária na região, é preciso fazer uma incisão para retirar sobras de pele.
Pré-operatório
É recomendado que se evite o consumo de medicamentos que tenham em sua composição ácido acetilsalicílico (AAS), pois essa substância pode aumentar sangramentos.
Anestesia
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
Duração da cirurgia
A cirurgia para retirada da ginecomastia tem duração de 1 a 4 horas.
Tempo de internação
O tempo médio de internação é de 12 horas.
Pós-operatório
O uso da malha cirúrgica é essencial para o processo de recuperação, pois melhora a aderência da pele aos tecidos subcutâneos. Recomenda-se que o cliente faça repouso para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível. Movimentos bruscos devem ser evitados, principalmente nos primeiros 20 dias após a operação.
É necessária a realização de sessões de drenagem linfática para diminuir inchaços que são comuns após as cirurgias, e evitar fibroses e processos inflamatórios estendidos.