Congelamento de óvulos

Técnica para preservação da fertilidade da mulher

O que é Congelamento de óvulos?

As mulheres já nascem com um número fixo de óvulos e com o passar dos anos, a quantidade e qualidade deles vão diminuindo. Essa queda é gradativa e começa a partir dos 35 anos até quando chegam à menopausa, quando esgota todo o estoque de óvulos.

O congelamento de óvulos é indicado para preservar o potencial fértil da mulher no futuro. É um processo no qual os óvulos das mulheres são extraídos, congelados e armazenados em nitrogênio líquido.

Como é feito o congelamento de óvulos?

Para iniciar o procedimento, é preciso passar por consulta médica com especialista. Após a consulta, será solicitada a realização de alguns exames de sangue e ultrassom pélvico. O resultado dos exames ajudará a identificar se não há nenhuma contraindicação ao uso de hormônios e também para determinar a dose necessária do medicamento.

O medicamento começa a ser tomado logo no primeiro dia da menstruação, e será ingerido por volta de 10 a 14 dias. O tempo de uso do medicamento dependerá dos resultados do exame de ultrassom que serão realizados toda semana para acompanhamento.

A coleta é feita por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom com a paciente anestesiada (a sedação é leve e é como um sono rápido). Por ser feito em centro cirúrgico, o procedimento é de baixo risco e o tempo de duração é em média de 20 min.

O procedimento não causa nenhum transtorno, fazendo com que a sua rotina não seja alterada.

Quando começar a congelar óvulos?

É indicado iniciar o tratamento a partir dos 30 anos, pois quanto mais jovem for a mulher, melhor será a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro.

Mulheres que tem entre 35 e 38 anos, podem sim realizar o procedimento de congelamento de óvulos, mas a quantidade e qualidade dos óvulos pode ser menor e isso poderá interferir no resultado quando desejar engravidar.

Para quem o congelamento de óvulos é indicado?

O Procedimento é indicado para mulheres que tem histórico familiar de menopausa precoce, àquelas que serão submetidas a tratamento oncológicos que requerem quimioterapia ou radioterapia e mulheres que desejam preservar a fertilidade e adiar a gravidez.

Quanto tempo os óvulos podem ficar congelados?

Os óvulos podem permanecer congelados por 10 anos ou mais. Assim que a mulher decide engravidar, os óvulos são descongelados e fertilizados no laboratório, os embriões formados serão transferidos para o útero.

Caso a mulher engravide de forma natural, os óvulos congelados poderão ser doados ou até mesmo descartados.

Quanto tempo leva o processo de congelamento?

A partir da consulta médica e realização dos exames requeridos, o processo inicia no primeiro dia da menstruação, e em média leva de 10 a 14 dias para o procedimento de extração dos óvulos. Após o procedimento, cerca de 2 semanas a mulher menstrua novamente e pode retomar o uso de contraceptivos normalmente.

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista
Telefone: (11) 3541-1002

COMO CHEGAR

Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos: