Ter uma pele livre de manchas é tudo que queremos, não é?  Hoje, iremos falar sobre o Melasma, uma condição crônica que causa o aparecimento de manchas escuras na pele.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Melasma, a especialista em harmonização facial, rejuvenescimento e toxina botulínica, Dra. Milena Riesco, respondeu as principais dúvidas que costumamos ter.

O que é Melasma?


Ele é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, o Melasma é uma disfunção na pigmentação devido à concentração de melanina, proteína que garante a coloração da pele.

As manchas aparecem principalmente nas bochechas, nariz, queixo, lábio superior ou testa e, em alguns casos, nas demais partes do corpo, como nos cotovelos e antebraços.

Melasma- Microagulhamento

Quais são as causas?


De acordo com a nossa especialista Dra. Milena, as mais afetados por essa condição, são as mulheres, por vários fatores internos e externos, como:

  • Exposição à Luz: exposição aos raios ultravioleta, à luz visível e à radiação infravermelha;

  • Influências genéticas: se você tem casos de melasma na família, isso pode influenciar no aparecimento da condição;

  • Gravidez;

  • Uso de anticoncepcionais.


Tipos de Melasma


Há três principais classificações para o Melasma:

Epidérmico:  nesse caso, a formação de melanina se instala apenas na epiderme, ou seja a primeira camada da pele, a qual possui função de proteger o corpo.

Dérmico: o Melasma atinge a camada mais profunda da pele, as manchas desse tipo são mais difíceis de serem tratadas.

Misto: nesse tipo, há combinação do tipo epidérmico e dérmico, ou seja, as manchas afetam tanto a camada superficial quanto a profunda.

Melasma tem cura?


De acordo com a nossa especialista Dra. Milena Riesco, ainda não há cura definitiva, mas é possível associar procedimentos e ter bons resultados.

Para saber ao certo o melhor procedimento para a sua pele, é indicado passar por avaliação com uma das nossas especialistas.

Melhores procedimentos para o Melasma


Peeling Químico: é um tratamento que através do ácido sobre a pele, causa descamação e alivia manchas. Retirando as camadas danificadas, promovendo o crescimento de uma camada lisa e mais elástica, por meio da renovação celular.

peeling- meslasma

Microagulhamento ou Dermarroler é uma técnica que através de microagulhas estimula a produção de colágeno e circulação do sangue, amenizando manchas e marcas na pele, além de melhorar o aspecto das rugas e flacidez do rosto.



 

O que fazer para não piorar o Melasma ?


A Dra. Milena afirma: "A melhor maneira de evitar o aparecimento de novas manchas é evitar se expor diretamente ao sol e sempre usar protetor solar e replicá-lo durante o dia.

O inverno está chegando e mesmo nessa época do ano, é recomendado utilizar o filtro solar todos os dias. Além disso, essa estação é o melhor momento para esses tratamentos,  já que o sol mais ameno e o tempo fresco colaboram com o pós-procedimento.

 




Compartilhe:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre o Blog
Cada detalhe faz a diferença! Acompanhe o Blog da Pró-Corpo e confira as melhores dicas de estética, beleza, cirurgia plástica, saúde e alimentação!
Instagram @procorpoestetica
Post Recentes
Receba nossa Newsletter
Isa Pró-Corpo
Vamos conversar pelo Whatsapp?

Preencha seus dados para começarmos:

Nós te ligamos:

Por favor, preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.

Horário de funcionamento da Central de Agendamento:
De Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 20h30 e aos Sábados das 9h00 às 15h00.