Alimentação

15/12/2021

10 dicas para fazer reeducação alimentar e emagrecer

A reeducação alimentar pode ser difícil no início, mas quando se transforma em hábito fica mais fácil.

Para fazer a reeducação alimentar e emagrecer você precisa ter disposição e disciplina para policiar-se e não cair no conto das “dietas da moda”.  A dica é: se você deseja emagrecer e manter o peso a longo prazo, esqueça as dietas restritivas.

E para te ajudar, preparamos 10 dicas importantes que podem te ajudar bastante.

O que é Reeducação alimentar?


Antes de passarmos para as dicas, vamos falar sobre a Reeducação Alimentar. Ela serve para compreender melhor o efeito do alimento em nossa saúde.  Ajuda no processo de reformulação do cardápio diário, auxiliando no emagrecimento e evitando o “efeito sanfona”, o reganho de peso.

A reeducação alimentar é um processo longo e gradual, pois requer alterações de quantidades e tipos de alimentos, como: frutas, vegetais, cereais e integrais que são ricos em fibras.

Esse novo hábito, irá te ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis e naturais, que geralmente contêm alto teor de fibras e gorduras saudáveis.

Como começo a reeducação alimentar?


O primeiro passo, é identificar quais mudanças o seu corpo precisa. Pois o objetivo é fazer a adaptação do seu organismo com o novo estilo de alimentação. Além disso, o seu corpo precisa obter os nutrientes essenciais para funcionar de uma maneira mais saudável.

+ Enzimas para Gordura Localizada: Entenda como funciona

10 dicas para fazer a Reeducação alimentar


Além da alimentação, existem outros hábitos que são indicados para melhorar a sua saúde, controlar a fome e facilitar o emagrecimento saudável.

1. Não pule nenhuma refeição


Pular refeições achando que assim vai emagrecer mais rápido é uma péssima estratégia. Na verdade o efeito é contrário! O organismo entende que você está passando fome e aí o metabolismo fica bem lento e você acaba estocando gordura. Além disso, o jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo provocando hipoglicemia, a falta de açúcar no sangue. Ficar muito tempo sem comer provoca fraqueza, tontura e mal-estar.

2. Tome café da manhã


Depois de horas sem se alimentar, o corpo precisa repor energia logo que acorda. O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite, ele fica lento e sem receber energia.

café da manhã é responsável pela regularização de diversos hormônios e é fundamental para a manutenção de energia. Pular a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas.

3. Fracione sua alimentação de 3 em 3 horas


Comer a cada 3 horas, ajuda a controlar a fome ao longo do dia, além disso quando você for realizar as principais refeições como almoço e jantar, fará com que você não exagere na alimentação.

4. Prepare um prato colorido no almoço e no jantar


Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existe uma propriedade e vitamina importante para a alimentação. Com uma alimentação colorida, você ingere uma grande variação de minerais, fotoquímicos e antioxidantes.

Invista em vegetais frescos, legumes, carnes e proteínas magras pois estes alimentos irão ajudar a diminuir a quantidade de alimentos na dieta e diminuir a vontade de comer entre as refeições, o que favorece o emagrecimento.

5. Consuma de 3 a 5 frutas por dia


Especialistas recomendam de 3 a 5 porções de frutas com cores variadas para garantir uma fonte de nutrientes mais completa.

Além disso, elas irão ajudar a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de doce ao longo do dia, fazendo com que a quantidade de açúcar e calorias diminua durante o dia. O ideal é incluir elas durante o intervalo das refeições.

6. Evite frituras, gorduras e doces


Evite comer frituras, comidas que são bastante gordurosas e doces, pois esses alimentos provocam o aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade e doenças como câncer.  Dê preferencia a consumir alimentos assados grelhados.

Você pode substituir o óleo por, óleo de coco, de gergelim ou azeite extra virgem, que são alimentos mais saudáveis.

Para reduzir o consumo de doces e açúcar, coloque a cada dia menos açúcar em seus alimentos. Assim, o seu paladar se acostuma sem sofrer com aquela sensação amarga que é tirar o açúcar de vez do cardápio.

7. Priorize os carboidratos integrais


Quando ingerimos alimentos que possuem cereais integrais, eles fazem com que a digestão fique mais lenta, e com isso, liberam menos açúcar no sangue e são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade por mais tempo.

+ Termogênicos: o que são e como eles podem ajudar na perda de peso

8. Coma devagar e mastigue bem


Comer devagar é extremamente importante, pois é na boca que se inicia a digestão do que comemos. A mastigação promove a quebra dos alimentos em partículas menores e a saliva, além de umedecer a comida, ainda possui uma enzima conhecida como ptialina, que inicia a digestão do amido (açúcar complexo).

9. Beba de 2 a 3 litros de água


A água ajuda a proporcionar ganhos na saúde, fazendo com que o efeito da mudança alimentar seja alcançado em poucas semanas. Ela é parceira na mudança de estilo de vida e na reeducação alimentar. Auxilia na eliminação de toxinas e gorduras do corpo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma mais fluida.


A água também auxilia nos processos de metabolização do organismo, favorecendo a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos.



10. Concentre-se no seu objetivo e faça reeducação alimentar, nunca dieta


O seu organismo interpreta uma dieta muito restritiva como uma ameaça, então ele armazena energia em forma de gordura para sofrer menos da próxima que você decidir seguir uma dieta maluca. A verdade é que passar fome provoca um efeito contrário ao desejado, ou seja, ao invés de você perder gordura, o seu corpo acaba é armazenando mais gorduras ainda.

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28 comentários sobre “10 dicas para fazer reeducação alimentar e emagrecer

    1. Oi Fe, tudo bem?

      ficamos felizes que você tenha gostado do nosso conteúdo!! Esperamos que você continue acompanhando nossas postagens, toda semana temos conteúdos novos e bem legais!!! Obrigada pelo seu comentário e caso tenha interesse em conhecer nossos procedimentos pode nos acompanhar nas redes sociais @procorpoestetica

  1. preciso eliminar 30kg fui no nutrologo ele me indicou bariatrica,me recusei a fazer ele disee q meu emagrecimento tem q ser rapido pra amanha ai procurei um outro especialista que nao me lembro o nome agora rsrs ele me passou um remedio mega forte taxa preta me recusei a tomar procurei um nutricionista ele passou reducao alimentar vou comeca amanha a fazer caminhada e outra atividades fisicas.espero em breve volta pra contar meu resultado.

    1. Oi Nety bom dia!
      Isso mesmo, se você quiser mesmo e se dedicar, você consegue. Eu perdi 32 kilos, sem remédio e sem cirurgia. Morava perto do trabalho,comecei a vir andando, durava uns 40/50minutos de caminhada. Fui vendo que estava emagrecendo, logo mudei a alimentação e passei a ir para academia tbm. O resultado não vem do dia para a noite. Mas com dedicação e força de vontade,você consegue. E cada vez que vai vendo resultados, vai querendo sempre mais.😉😘

  2. Ola bom dia, gostaria de saber o que fazer para perder a vontade de comer doces, pois Td dia a vontade almenta e eu vou é como bolo recheado, ñ aguento mais essa compulsão, gostaria de saber tb a quantidade de cada comida que devo adquirir.

    1. Oii Gi, tudo bem? Amiga nesses casos é sempre indicado buscar um médico especialista para analisar seu caso certinho e caso necessário te explicar melhor sobre os tratamentos, beijos!

    2. Boa noite ! a compulsão pode estar ligada a uma questão psicológica, então dificulta mais se o nível de ansiedade estiver elevado. Como somos uma unidade Espirito, mente e corpo queira olhar e esteja atenta a comunicação e interação entre esses pilares assim você irá perceber que diminuir a compulsão será uma consequência pois haverá uma tomada de consciência e logo uma mudança de comportamento. Um grande abraço

    3. Eu comecei a fazer dieta vai fazer uma semana eu estou muito feliz com resultado mas estou com dificuldade de fazer caminhada uma semana tomando café sem açúcar isso me ajudou a não ter vontade de doces 🙏🏾 Obrigado meu Deus 🙌🏾🙏🏾

  3. Olá precisso emagrecer 15kl mas tá difícil pois sinto muita fome e fico muito tempo sem me alimentar ,fui no médico ele passou chitosan,e orlistate vou tentar mas tá difícil o que eu devo fazer ? Um abraco

    1. Oii Virna tudo bem? Para um emagrecimento saudável indicamos sempre que você busque por um nutricionista e tenha acompanhamento médico adequado. Beijos, até!

    1. Oii Fabiana tudo bem? Para Reeducação alimentar indicamos que você tenha acompanhamento com nutricionista assim ele consegue analisar seu caso certinho!

  4. Não sou mulher, mais axo q essas dicas vai servir pra mim tbm kkk.
    Trabalho à noite durmo dia, fico sem almoçar mas qndo acordo é daquele jeitão😄 se é q me entendem. Então como qndo acordo e ainda vou pra seia 2 da manhã na empresa 😪 resultado 25 kg acima do normal.
    Gostei muito das dicas, agora só me resta ter força coragem e determinação pra seguilas. 🙏🙏🙏😍😍

  5. Olá, tudo bem? Amiga, sabia que aqui na Pró-Corpo temos nutricionista também? Aconselho você agendar uma consulta com ela para vocês conversarem melhor. Para agendar a sua avaliação basta ligar para 4007-1437.

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