Dezembro é sinônimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas ocasiões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar, mas sempre é hora de começar uma reeducação alimentar. De que forma?


  • Reduza as variedades e procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos, legumes e frutas variadas;



  • Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light;



  • Diminua a quantidade de alimentos a ser ingerido, combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade;



  • Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc);



  • Dê preferência às preparações assadas, refogadas, grelhadas. Evite as frituras;



  • Para as sobremesas abuse nas frutas. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera, uva e pêssego;



  • Para beber prefira os sucos naturais, chás, muita água mineral, e até duas taças de champagne ou vinho nos dias de festas;



  • Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis;



  • Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ... MENTE E CORPO EQUILIBRADOS!

Dra. Letícia Candido Possebon
Nutricionista MW Estética


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