Assim como os cabelos, a pele pode ser normal, seca ou oleosa. A pele seca (xeratose) é causada pela diminuição na produção das glândulas sebáceas devido ao envelhecimento ou mesmo por fatores genéticos ou ambientais.

Efeitos comportamentais também podem ser responsáveis pelo aparecimento da pele seca. Por exemplo, excesso de banhos. A pele deve ter uma camada de óleo que a protege contra organismos invasores e a torna impermeável. Banhos excessivos e a esfregação constante provocam a eliminação dessa proteção oleosa.

Os fatores ambientais também podem provocar pele seca. A baixa umidade do ar e as condições extremas de frio ou calor podem provocar a evaporação dessa camada e a perda acentuada de líquidos. Daí as pessoas que vivem em desertos e que freqüentam muito ambientes fechados e com ar-condicionado reclamarem muito da pele seca. Paradoxalmente nadadores também podem ter a pele seca devido aos produtos químicos agressivos da água das piscinas.

Alguns cuidados podem evitar que sua pele fique seca: evite os banhos quentes e prolongados, evite tomar vários banhos em um curto espaço de tempo. Se isso for imprescindível por motivos profissionais ou exigências higiênicas de qualquer natureza; evite o uso de sabões fortes e de grande abrasividade, prefira sabonetes suaves ou neutros (sabonetes de bebês são ótimos).



Da mesma forma, analise o ambiente que te cerca: Se o clima do lugar em que vive é muito seco (pode ser frio ou quente); acostume-se a ter um umidificador de ambientes ou espalhe recipientes com água pela casa (ou escritório) ou mesmo toalhas molhadas nos cômodos mais freqüentados. Lembre-se de proteger a pele ao ar livre com protetor solar ou produtos hidratantes. Os hidratantes devem ser usados durante todo o dia. Dê preferência sempre aos que contenham elementos como: glicerina, uréia, ácido piroglutâmico, sorbitol, ácido lático e ácidos hidroxialfa. Fuja de desodorantes que possam irritar a pele; esses produtos ainda causam mais ressecamento e as irritações podem ser incômodas e dolorosas.

Se aparecerem coceiras incapacitantes, rachaduras que sangram ou a pele ficar constantemente vermelha e irritada; corra para o médico e siga o tratamento à risca. Esses sintomas só se agravarão e acabarão adquirindo cronicidade.

No geral, a pele seca melhora muito com uma lavagem pela manhã com sabão cremoso, uso de hidratante e filtro solar; uma limpeza a tarde com aplicação de mais hidratante e filtro solar e a noite uma nova limpeza e nova hidratação. Fazer uma limpeza de pele a cada noventa dias ajudará muito a renovar as células da pele e a remover qualquer sinal de cravos e espinhas que, por ventura, tenham aparecido.

Vi aqui

Compartilhe:

01 comentário

Um comentário sobre “Pele Seca – Como se cuidar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre o Blog
Cada detalhe faz a diferença! Acompanhe o Blog da Pró-Corpo e confira as melhores dicas de estética, beleza, cirurgia plástica, saúde e alimentação!
Instagram @procorpoestetica
Post Recentes
Receba nossa Newsletter

Nós te ligamos:

Por favor, preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.

Horário de funcionamento da Central de Agendamento:
De Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 20h30 e aos Sábados das 9h00 às 15h00.