O excesso de peso vem apenas do excesso de calorias, certo?


Errado. Embora os excessos alimentares sejam os primeiros acusados pelo aumento de peso, eles não devem carregar toda a culpa. Temos que botar na balança o sedentarismo também. Obviamente, quanto menos calorias gastamos, maior a tendência a engordar.
Mas além disso, há outras causas, não tão evidentes para o indesejado acúmulo de quilos. Veja quais são:

Falta de sono
A falta de sono desarmoniza o nosso organismo, que acaba pedindo mais combustível, sobrando mais colorias na balança.

Estresse
Faz aumentar o hormônio chamado cortisol, responsável pelo crescimento das células de gordura em nosso corpo.

Ar Condicionado
Como assim? Pois é, como ele mantém a temperatura ambiente, o nosso corpo não precisa mais fazer isso, ou seja, nosso corpo não precisa mais gastar energia para se adequar às mudanças climáticas.

Pouco Cálcio
O cálcio ajuda a eliminar as células de gordura do nosso organismo, sem a quantidade certa, cresce as chances de acumular mais gordura.

Gordura Trans
Essa substância, que ainda está na formulação de algumas margarinas, sorvetes e biscoitos, tem sido apontada como culpada pela obesidade. É que ela interfere em alguns hormônios, caso da insulina, que facilitam o ganho de peso.

Cesária
Agora você deve estar se perguntando o que um parto tem a ver com quilos a mais... Para começar, em muitos casos, os bebês acabam nascendo antes de completar as 40 semanas e não atingem um bom peso. Existem teorias de que o recém-nascido de baixo peso é forte candidato à obesidade com o passar dos anos. Seu organismo aprenderia a lidar, desde muito cedo, com a situação de escassez constante, o que faria o bebê utilizar qualquer ínfimo suprimento como reserva de energia. Não desperdiça nada. Esse mecanismo de defesa é a receita certeira para grandes estoques de gordura no futuro.

Vi aqui

Compartilhe:

5 comentários

5 comentários sobre “Obesidade – Novos culpados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre o Blog
Cada detalhe faz a diferença! Acompanhe o Blog da Pró-Corpo e confira as melhores dicas de estética, beleza, cirurgia plástica, saúde e alimentação!
Instagram @procorpoestetica
Post Recentes
Receba nossa Newsletter

Nós te ligamos:

Por favor, preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.

Horário de funcionamento da Central de Agendamento:
De Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 20h30 e aos Sábados das 9h00 às 15h00.