Um dos órgãos que mais sente a ação do tempo no nosso organismo é a pele. Com o passar dos anos, ela sofre transformações devido à redução de algumas substâncias vitais, a falta de hormônios e aos desgastes físicos.

Entre os principais danos causados pelo tempo, está a redução de elastina e colágeno, fibras de sustentação que previnem a flacidez e a formação de rugas.
As fibras de colágeno e elastina são responsáveis por 80% da sustentação da pele e têm participação efetiva em propriedades mecânicas como elasticidade, resistência e firmeza, daí a importância de preservá-las.

Para se proteger e lançar mão dos cuidados adequados para preservar a saúde e beleza de sua pele, veja abaixo como se dá o desgaste nas diferentes faixas etárias e previna-se:

20 anos
Essa é uma fase que a pele tem brilho e possui tônus perfeito, sem rugas ou flacidez. Basta higienizar com sabonete duas vezes ao dia. Como nesse período a maior parte das mulheres tem pele oleosa é bom dar preferência para cosméticos oill free, principalmente os que contêm vitamina C e peróxido de benzoila, esse último indicado para quem tem acne, pois controla a oleosidade. O ideal para essa idade são sabonetes líquidos e espumas de limpeza, considerados mais neutros. Após os 25 anos é indicado o uso de tônicos, cosméticos antioxidantes e eventualmente a aplicação de alguns ácidos à base de frutas. Para peles secas, os tônicos não devem conter álcool e sim chá verde, extrato de romã e camomila. Já para as acneicas, os tônicos têm que conter ativos secativos como a sulfocetamida sódica, azebiol e zinco. Para peles desgastadas, além dos cuidados diários, os especialistas aprovam o Peeling de cristal e a fotomodulação (irradiação de uma luz específica para estimular a produção de colágeno).

30 anos
Nesse período a pele começa a ter alterações de coloração, resultando no aparecimento de manchas e pequenos sulcos. As primeiras linhas entre as sobrancelhas e o sulco naso-labial, vinco entre as abas do nariz e o canto dos lábios, aparecem com essa idade. A região ao redor dos olhos também dá os primeiros sinais de desgaste, assim como as manchas provenientes de sol, consumo de anticoncepcionais e fumo. Para amenizar o problema, são indicados cremes que contenham caviar, matrixyl, ácido retinóico e ácido glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas. Os procedimentos estéticos, assim como em qualquer outra fase da vida, precisam ser recomendados por um Dermatologista - geralmente tem bastante eficácia luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica. Para a faixa dos 30 também vale o cuidado de manter a cútis muito bem hidratada, esse item é importante para se ter uma pele com aspecto jovem e saudável.

40 anos
Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades antiidade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes. E não é só. As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas, o sulco naso-labial e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial. Nos cosméticos de tratamento de uso diário não pode faltar caviar, matrixyl, ácido retinóico, ácido glicólico, DMAE e coffeskin, todos necessários para estimular o colágeno. Os procedimentos estéticos que suavizam todos esses sintomas são os mesmos indicados para a faixa dos 30 anos - luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica - e mais a radiofrequência, variando agora, na faixa dos 40 anos, a quantidade das substâncias e o número de sessões, que devem ser maiores e indicados por um médico.

50 anos
A flacidez excessiva compromete bastante o contorno do rosto, os vincos na região dos lábios pioram e a área dos olhos sofre com uma intensa flacidez e sobras de pele. Além disso, uma região que também sofre com o passar do tempo e a ação da gravidade é a bola de Bichat (gordura das bochechas), envelhecendo bastante a aparência. Isso ocorre, entre outras coisas, devido a uma forte diminuição dos hormônios sexuais, visto que nesse período a mulher já entrou na menopausa. Outro sintoma que compromete o rosto nessa fase é o aparecimento de vasinhos sanguíneos, deixando para trás qualquer expectativa de juventude. Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.

60 anos
Rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina (portanto, mais vulnerável à ação do tempo), papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista, sulco naso-labial evidente e sobra excessiva de pele nas pálpebras. Essas são as condições do rosto, a partir dos 60 anos de idade. Nessa fase é imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade. Produtos com vitamina C e E, também são indicados, pois amenizam os sinais de envelhecimento, assim como os ácidos tópicos, que estimulam o colágeno; e os clareadores, que atuam sobre as manchas, suavizando-as. Cosméticos com DMAE, argireline e tensine, também são recomendados, já que além de tratar, promovem um efeito lifting imediato que atenua os sintomas da idade.

Além dessas dicas, você pode vir na Pró-Corpo e desfrutar de mais de 10 tratamentos estéticos para seu rosto e corpo!


botao_agende

Compartilhe:

2 comentários

2 comentários sobre “Cuidados para a pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos

  1. Adorei as dicas, principalmente para a faixa dos 40 anos, minha idade, rsrs.
    vou dar duas dicas que acho fundamentais:
    existe um suplemento para pele, chamado nutryorac, que é excelente para pele e cabelos, de uso oral.
    outra:
    passar óleo de semente de uva na pele, deixa mais macia, luminosa e hidratada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sobre o Blog
Cada detalhe faz a diferença! Acompanhe o Blog da Pró-Corpo e confira as melhores dicas de estética, beleza, cirurgia plástica, saúde e alimentação!
Instagram @procorpoestetica
Post Recentes
Receba nossa Newsletter

Nós te ligamos:

Por favor, preencha seus dados abaixo para entrarmos em contato com você.

Horário de funcionamento da Central de Agendamento:
De Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 20h30 e aos Sábados das 9h00 às 15h00.