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Como ter uma boa noite de sono
É comum subestimarmos a importância do sono. Parece sempre haver tempo para realizar mais uma tarefa ou assistir mais um episódio do seriado que, na certa, estará lá amanhã, mas você não consegue esperar.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos prova que não apenas o sono é essencial para o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte, como também é um dos segredos da longevidade.

Muitas pessoas têm problemas não só pra pegar no sono, mas também pra manter um sono de qualidade pela quantidade mínima de horas necessárias para que o corpo se recupere para o dia seguinte. Apesar da insônia ser um problema que requer investigação para se descobrir o porquê dos distúrbios do sono, há algumas atitudes simples que podem te ajudar a dormir melhor. Veja abaixo!

Cuide do travesseiro


O travesseiro é um item que deve ser considerado com cuidado por qualquer pessoa, ainda mais para aquelas que têm problemas de insônia. Eles não são eternos, recomenda-se que se troque o travesseiro ao menos a cada dois anos. O tamanho deve ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço, para os que dormem de lado (a melhor posição para se dormir) e, para os que dormem de barriga para cima, o ideal são os um pouco mais baixos, posicionados entre o pescoço e a nuca.

Não durma de bruços


Dormir de bruços é uma péssima ideia em qualquer caso, já que é impossível não comprimir ao menos uma parte do rosto contra o travesseiro e o tórax contra a cama, o que deixa a pessoa se sentindo cansada e dolorida.

Colchão


O colchão também deve ser levado a sério. Não pode ser macio demais e tampouco muito firme, deve apenas moldar o corpo confortavelmente.

Cuidado com o estresse


Ainda no assunto de seguir conselhos simples para tentar driblar este problema, é essencial tentar de qualquer forma possível se desligar dos estresses do dia antes de dormir: procure tomar um banho morno, relaxar e, só então, ir para a cama.

Deixe os eletrônicos de lado


Ao contrário do que muitos acreditam a televisão não ajuda a pegar no sono (e muito menos o computador e o celular), já que a luz dos aparelhos retarda a produção de uma substância responsável pelo aviso de que é hora de dormir.

Cuidado com o que você come


Sabe aquela sensação maravilhosa que se tem após comer um pratão de comida? Pois bem, a verdade é que comer comidas muito gordurosas ou pesadas logo antes de dormir são uma péssima ideia, pois a digestão deixa o corpo ativo e em alerta, o que dificulta na hora de cair no sono e de ter uma noite tranquila e relaxante.

Álcool nem pensar


E por falar em sensações enganosas, o álcool, apesar de aquela sensação de relaxamento, pode afrouxar estruturas da região da faringe, o que compromete a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

Leite morno é bom


Aquele velho conselho de mãe sobre as maravilhas do leite morno e suas propriedades mágicas pára fazer alguém pegar no sono tem sim fundamentos científicos, uma vez que o leite possui uma substância que ajuda na liberação da serotonima, um neurotransmissor intimamente ligado ao relaxamento e bem-estar.

Escolha bem o chá


Para os que preferem tomar chá antes de dormir, vale avisar: chá preto ou chá verde são ricos em cafeína, o que, como muitos sabem, é uma péssima ideia de se ingerir quando se pretende dormir.

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