
09/04/2010
Cirurgia Plástica na adolescência
O período da adolescência é marcado por transformações corporais, hormonais e comportamentais. É nessa fase que muitos adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação com o corpo, ainda mais em sociedades onde existem uma busca desenfreada pela perfeição.
Esse descontentamento com as características corporais que tem impelido jovens a recorrerem, cada vez mais cedo, à cirurgia plástica. De acordo com pesquisa da DataFolha, feita para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP, o número de adolescentes interessados e submetidos a esses procedimentos cresce constantemente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os principais procedimentos realizados aos quais os jovens de 13 a 18 anos são submetidos são: a plástica de nariz, a diminuição ou aumento das mamas, a lipoaspiração, a correção de orelhas de abano e a correção do volume das mamas masculinas. Entre os fatores que influenciam o interesse na cirurgia plástica estão a opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia a dia pela indústria da moda, novelas e campanhas publicitárias.
Qual a idade ideal para que os procedimentos mais habitualmente procurados pelos jovens sejam realizados?
Cada tipo de cirurgia tem um tempo que deve ser respeitado. A Otoplastia para redução das orelhas de abano é indicada a partir dos 4 anos; uma rinoplastia a partir dos 16 anos; mama e lipoaspiração, a partir dos 18 anos. Mas a realização de uma cirurgia plástica antes da idade indicada deverá ser avaliada pelo cirurgião, em conjunto com o paciente e seus responsáveis.
Destas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde e quais são para satisfazer a vaidade?
Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige questões funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.
Quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?
Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.
Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?
Os mesmos riscos eminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente tem problemas de autoimagem dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica.
Vi aqui.