Outro verão se vai, e mais um outono vem. Os dias de calor e de sol forte aos poucos vão ficando para trás e, a tão conhecida época das folhas caídas e das tonalidades marrons, vermelhas ou alaranjadas, se apresenta no próximo dia 20 de março. Para quem gosta de um clima mais ameno, com aquele friozinho agradável ou tempo nublado, poderá aproveitar o que há de melhor no outono.

Além das características ambientais, o período é favorável para a saúde e ao bem-estar físico e mental, já que, as baixas temperaturas influenciam diretamente no funcionamento do organismo das pessoas, proporcionando, sobretudo, uma melhoria na qualidade do sono.

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, a estação é uma das que mais contribuem para um repouso revigorante, já que ameniza a temperatura corpórea do indivíduo, que diminui naturalmente de 36,5 graus para cerca de 35, o que traz horas de sono mais agradáveis. “Embora sejam estações propícias ao sono, tanto no outono, quanto no inverno, uma dica importante é dormir sempre com uma coberta, que equilibrará a temperatura corpórea a do ambiente, e, não dispensar travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural”, recomenda.

Neste sentido, ainda vale lembrar que, o clima, esteja ele quente ou frio em excesso, pode interferir negativamente na hora de dormir. “A temperatura abaixo de 17 graus ou acima de 29 causam sonhos desagradáveis ou mais despertares e movimentações durante a noite, por isso, no verão, por exemplo, as pessoas sentem mais dificuldades ao dormir”, explica.

Manter a postura correta durante o sono é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é manter a coluna sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. “A posição mais aconselhável para se dormir é a de lado, seja do lado direito ou esquerdo. O ideal é usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Neste sentido os travesseiros de Altura Regulável são os mais indicados. Nesta posição as pernas devem ficar flexionadas com um espaçamento entre os joelhos e os tornozelos, evitando atritos entre eles”, ressalta a consultora.

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