Sabemos que basicamente todo mundo está contando nos dedos os dias remanescentes para chegada da temporada de verão 2013, no entanto, mesmo para aqueles que não estão lá tão entusiasmados com o calorão que está por vir, é crucial tomar algumas medidas para se certificar que o verão seja uma temporada de descanso e que não traga nenhuma consequência desagradável para as estações por vir.

Apesar da unanimidade de médicos e especialistas que ressaltam a importância do Sol como fonte natural de luz, calor e absorção de vitaminas, o excesso de exposição ao Sol e a radiação proveniente deste são responsáveis pela causa de queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce da pele, flacidez, manchas avermelhadas, insolação, bolhas e o mais grave e mais temido de todos: o câncer de pele.

A dica de ouro em relação à prevenção dos maus causados pelo Sol continua a ser o protetor solar, com um fator de proteção acima de 30 FPS. O fotoprotetor protege a pele da radiação solar, hidrata-a e, hoje em dia, há protetores específicos para cada tipo de pele: para as peles oleosas, há o protetor em gel ou spray, para os que têm a pele mais seca, há os em loção. É importante lembrar que praia e piscina não são os únicos momentos em que uma pessoa se expõe à radiação solar e nem o verão a única estação em que o Sol pode causar danos à pele, por isso, use protetor sempre, durante todo o ano.

Proteção não é o único cuidado que se deve ter com a pele: é necessário mantê-la limpa e hidratá-la pelo menos após o banho, momento em que a pele absorve melhor os cosméticos. No caso de pele oleosa, opte por hidratantes específicos.

Os cabelos também sofrem os efeitos do Sol e ficam mais ressacados durante essa estação do ano, precisando, portanto, dos mesmos cuidados que a pele. Procure usar cremes específicos para o seu tipo de cabelo e os leave in, para se aplicar com os cabelos úmidos em praias ou piscina, além do uso de chapéus, que ajuda a bloquear a exposição dos fios ao Sol.

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Cuidados extras com a alimentação também devem ser tomados: procure optar por alimentos mais leves, como peixe em vez de carne vermelha e ingerir muitas frutas e salada.

No quesito “bebidas alcoólicas”, tenha em mente que qualquer uma delas, apesar da sensação de saciedade, desidrata o corpo, por isso, procure intercalar um copo de bebida com um de água.

 

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