Quando se lê a frase “benefícios trazidos pela atividade física”, fica difícil não revirar os olhos e pensar que já estamos carecas de saber tudo o que há para se saber sobre o assunto, mas será que sabemos de tudo mesmo? Por exemplo, algo que não nos é dito com freqüência é acerca dos benefícios que os exercícios trazem para a pele, pois é!


Acontece que ao se exercitar, o fluxo sanguíneo estimula a eliminação de toxinas e faz com que os nutrientes cheguem até a pele, o que mantém a pele saudável. Além disso, há ainda o fato de exercícios combaterem ao estresse, a flacidez e o envelhecimento precoce da pele.

No entanto, para que todos os efeitos de exercícios como natação e corrida sejam benéficos à pele, é necessário que haja alguma preparação da derme:

Natação e hidroginástica

Apesar de se tratar de um exercício que promova o relaxamento e exercite praticamente todos os músculos do corpo, os praticantes devem atentar para a exposição da pele ao cloro

Antes do exercício, o ideal é que não se use sabonetes ou quaisquer métodos de esfoliação da pele, uma vez que ela perderá a proteção natural e ficará suscetível aos danos trazidos pelo contato com o cloro.

Para tirar o excesso de cloro do corpo, o ideal é que se tome pelo menos uma ducha logo após da saída da piscina. Depois do banho, outra dica é fazer o uso de óleos corporais ou cremes hidratantes, que evitam o ressecamento da pele.

Corrida

A corrida traz diversos benefícios para o corpo, entre eles, estão o melhoramento do condicionamento físico, a perda peso, o ganho de massa muscular, diminuição do estresse do dia a dia, e o controle da pressão arterial e diabetes.

No entanto, principalmente para aqueles que praticam exercícios ao ar livre, é importante proteger a pele de agressores naturais, tais quais o Sol, o frio e o vento.

Antes de correr, é importante higienizar o rosto com um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele e, é claro, fazer o uso de protetor solar com alto FPS no mínimo 30 e proteção UVA, já que você vai suar, uma boa ideia é apostar nos filtro solares resistentes à água e ao suor.

Após o exercício higienize novamente a face e a hidrate, passando, em seguida, o protetor solar. Para os que têm pele oleosa, uma boa dica é utilizar sabonetes com ácido salicílico. Caso, a sua pele seja ressecada, opte por um sabonete neutro.

Se os seus esportes preferidos não estão entre os citados acima, aqui vai algumas dicas que servem para garantir a saúde da pele seja qual for o exercício de sua preferência:

- Procure se exercitar ao ar livre nas primeiras ou últimas horas do dia, mesmo que isso signifique fazer os treinos em duas sessões;

- Evite o Sol no período entre 10 às 16 horas (esse conselho vale para quem freqüenta praias e piscinas também);

- Durante os exercícios, cubra a pele tanto quanto possível com bermudas longas e camisas de mangas compridas;

- Proteja os olhos com óculos de sol com proteção Anti-UV;

-Opte pelos protetores em bastão para os lábios e também ao redor dos olhos, porque são mais resistentes ao suor.

 

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