
25/06/2013
Sobre as verdades universais
Em dúvida sobre se tudo o que a sua avó dizia no que diz respeito a crenças populares tem, de fato, algum embasamento científico? Para a nossa surpresa (e se medo eterno de cruzar os olhos na próxima ventania), você vai descobrir que algumas coisas têm lá o seu fundamento.
Já ouviu dizer que cortar o cabelo na lua cheia dá volume aos cabelos? Essa crença nasceu com as mitologias dos povos que viviam à base da agricultura, que acreditavam que o que quer que fosse bom para a plantação, seria bom para os seres humanos, ou seja, a lua crescente faria os cabelos crescerem, a lua minguante decresceria o seu volume, a decrescente faria com que os fios crescessem mais devagar e, por fim, a lua cheia aumentaria o volume dos cabelos. Nunca foi provado cientificamente que a lua tenha qualquer influencia sobre o crescimento dos cabelos, mas é fato que as madeixas crescem um pouco menos durante o inverno.
Você é daquelas que acredita que os cabelos se acostumam com os xampus e, por isso, troca de marca a cada tubo que acaba? Pois saiba que não, os cabelos não se acostumam com o xampu. O que acontece é que se o produto não é indicado para o seu tipo específico de cabelo, ele tende, com o tempo, a deixar de limpar o couro cabeludo, o que deixa os cabelos opacos e sem vida. Por isso, caso esteja tendo dificuldades nesse departamento, não deixe de consultar a ajuda de um especialista.
Toma banho de água fria mesmo nas noites mais impiedosas do inverno porque essa temperatura de água deixa os fios mais brilhantes? Isso é mais ou menos correto, o que na verdade ocorre, é que a água muito quente estimula a produção de glândula sebáceas, o que deixa os cabelos mais oleosos.
Lavar os cabelos todos os dias deixa os fios mais oleosos? Se você o fizer da forma correta, então não, muito pelo contrário, limpa os fio, na verdade. Apenas procure usar um produto específico para o seu tipo de cabelo e não massageie demais o couro cabelo, para não estimular a produção de óleo.
Deixar a máscara de hidratação nos cabelos por mais tempo do que o sugerido pelo fabricante também não á uma forma de hidratar ainda mais os fios, mas na verdade, o efeito pode ser desagradável, deixando os fios pesados e sem vida. Para evitar esse efeito, outra dica é passar o produto do terço do cabelo nem direção as pontas, sem jamais aplicá-lo na raiz.
Quantos às cem escovadelas antes de ir dormir para deixar os cabelos mais saudáveis, o aconselhável é que não se faça, pois pode irritar o couro cabeludo e deixar os fios quebradiços, mas de fato, ativa a circulação do couro cabeludo.
Arrancar os fios brancos não faz com que dois nasçam no lugar, você não é uma quimera e, caso fosse verdade, seria bem mais fácil combater a calvície, o que acontece é que os fios brancos são naturalmente mais espessos e, por isso, mais perceptíveis.
Depilar com lâmina não faz com que os pelos cresçam mais grossos, eles apenas crescem na mesma espessura desde a raiz, embora a depilação com cera, de fato, faça com que a quantidade de pelos diminua com o tempo, pois os puxões enfraquecem a raiz.
Fazer as unhas toda semana não as fortalece, aliás, se você faz questão de trocar o esmalte toda semana, as unhas ficam, na verdade, enfraquecida, pois a acetona é um produto muito forte. O ideal é deixar as unhas sem esmalte algum por pelo menos uma semana no mês.
Sabe aqueles filmes que as mocinhas ficam o dia todo com uma rodela de pepino sobre os olhos antes de uma festa? Sinta-se à vontade para acatar o conselho, o pepino realmente tem propriedades tonificantes que clareiam a pele sob os olhos, mas procure-o fazê-lo à noite, pois em contato com o Sol, o vegetal pode manchar a pele.
E, por fim, escovar os dentes com bicarbonato realmente clareia os dentes, embora possa corroer o esmalte, o que os deixa mais sensíveis. Procure fazer isso no máximo uma vez por mês, mas, por via das dúvidas, não deixe de consultar o seu dentista.
Gostou? Então conheça mais sobre a Pró-Corpo!