
30/11/2012
Livre-se do estresse (e dos quilinhos) que não te pertencem!
É verdade que o nosso corpo às vezes parece conspirar contra nós, como no caso da gordura localizada, por exemplo, que não importa o que você coma ou quanto exercício faça, ela se aloja nos lugares mais inconvenientes e, a menos que você recorra a tratamentos estéticos ou cirúrgicos, não há nada que possa ser feito.Mas talvez, o motivo porque, mesmo cuidando da alimentação, você não esteja perdendo os indesejáveis quilinhos a mais, seja você mesma.
Você já deve ter ouvido uma vez ou duas que estresse engorda, mas você sabe o por quê? O cortisol é um hormônio com diversas funções no nosso corpo. Em casos de perigo, ele é liberado em grande quantidade na nossa corrente sanguínea, o que faz com que fiquemos alerta e possamos reagir com rapidez ao perigo.
É claro que não é sempre que estamos em situação de perigo e sentimos aquele frio se espalhar pela espinha, o problema, é que o corpo também libera quantidades abismais de cortisol quando estamos estressados.
Esse estado de alerta em que o corpo fica, faz com que as glândulas supra-renais trabalhem mais e, em excesso, provoca a retenção de líquido e de gordura. Como o seu corpo está em estado de alerta e se preparando para um mal maior, o cortisol também controla os seus gastos energéticos e o metabolismo de açúcares e gorduras. Se estimulado frequentemente, como é o caso do estresse crônico, o cortisol acaba por aumentar o apetite e facilitar o armazenamento de gordura.
Agora, se você vive estressada, como acha que as glândulas supra-renais estão trabalhando?
Pois então, talvez esses quilinhos a mais que você custa a perder, não seja nada mais do que retenção de líquido o que, além de ter a capacidade de engordar até dois quilos num dia, também causa dores de cabeça e problemas de visão.
Então vamos descobrir como, pelo amor de Deus, se livrar desse problemão?
Pratique exercícios físicos regularmente. Eles aumentam a produção de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e reduz o estresse.
Faça uma massagem relaxante. Você sabia que a massagem também faz com que o seu corpo libere endorfina? E não é só isso, este tratamento também é indicado para pessoas que sofrem de insônia e, dormir bem, é a chave para acordar disposto e menos estressado no dia seguinte.
Cuidado dobrado com a alimentação! Para controlar a liberação de cortisol é importante comer logo após acordar e logo depois dos exercícios. O café da manhã garante níveis adequados de cortisol ao longo do dia, pois é o horário em que ele tem sua produção mais acentuada. (se não produzíssemos cortisol pela manhã, simplesmente não conseguiríamos sair da cama).
Afaste-se do bule de café. Agora. A cafeína aumenta em muito os níveis de cortisol, mas tome cuidado, não é só o café que possui cafeína: o chá preto, os refrigerantes com cola possuem quantidades consideráveis de cafeína em sua composição.
Lembrando que, se você está retendo líquido, a drenagem linfática é um método extremamente eficaz para liberá-los, usado, inclusive, no pós-operatório de cirurgias.
