Rugas

O que são, causas e tratamentos estéticos

O que são Rugas

As rugas são vincos que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade. Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo.

Basicamente existem dois tipos de rugas: as rugas de expressão, que se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios, e são decorrentes da movimentação dos músculos faciais, e as rugas estáticas, que aparecem em partes imóveis do rosto, provocadas apenas pelo envelhecimento cutâneo.

O que causa as Rugas

O aparecimento das rugas, na maioria dos casos, se deve ao processo natural de envelhecimento da pele. Porém, existem alguns fatores externos, como a exposição exagerada ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que potencializam a chegada das rugas. Nunca é tarde para rever nossos hábitos.

Tratamentos para Rugas

A Pró-Corpo indica Laser de CO2 FracionadoPeeling de DiamantePeeling Químico, Luz Pulsada, Radiofrequência, Preenchimento ou Lifting para tratar as rugas. Saiba mais sobre esses tratamentos na aba 'Sobre os Tratamentos'.

Como prevenir as Rugas

Além dos tratamentos estéticos, é importante sempre retirar a maquiagem antes de dormir. Utilize diariamente protetor solar de no mínimo 30 FPS, mesmo nos dias nublados. Tenha o hábito de limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele, além de alimentar-se bem e praticar exercícios.

Como funcionam os tratamentos para Rugas

O Laser de CO2 Fracionado é um tratamento inovador e eficaz no qual ondas de laser de CO2 são emitidas sobre a pele devidamente anestesiada. A pele se contrai, pois o colágeno tem essa reação a temperaturas acima de 60°C. O laser provoca uma grande produção de colágeno, que ocorre nos próximos seis meses, já que atingirá camadas bem profundas da pele. Com a restituição do colágeno, as rugas são tratadas e a pele volta a ter um aspecto jovial.

Tanto no Peeling de Diamante quanto no Peeling Químico há descamação e surgimento de uma nova pele. O peeling químico é mais agressivo que o de diamante, mas é preciso verificar qual a necessidade do paciente. Todos os peelings suavizam as rugas finas e aumentam a elasticidade da pele.

A Luz Pulsada é um tratamento excelente para manchas e rugas. A luz policromática penetra na derme, camada mais profunda da pele, e seu calor estimula a movimentação da água, melhorando a circulação e promovendo a produção de colágeno.

A Radiofrequência é feita com um aplicador que emite ondas de energia de alta frequência e eleva a temperatura da pele até cerca de 40 a 43°C. Esse processo estimula a formação do colágeno, diminuindo a flacidez e consequentemente melhorando as rugas. Tratamento indolor com tempo de recuperação imediato.

O Preenchimento é uma técnica de rejuvenescimento que consiste em injetar uma substância na pele, preenchendo vincos e fazendo as rugas desaparecerem. O ácido hialurônico é a substância mais utilizada para o procedimento. Esse ácido já existe em nosso organismo, ele está mais concentrado na pele e é responsável pelo seu volume e contornos. Como sua concentração vai diminuindo com o passar do tempo, o preenchimento devolve esse ácido à pele.

O Lifting é a cirurgia de rejuvenescimento. A pele é esticada, o que tira os vincos, acabando com as rugas e rejuvenescendo toda a pele do rosto e pescoço. Feita em hospital, o paciente só pode voltar às atividades normais após a retirada dos pontos, o que acontece em 15 dias.

Duração dos tratamentos

Com exceção do Lifting, que tem duração de 2 a 5 horas por se tratar de uma cirurgia plástica, todos os procedimentos estéticos têm duração de aproximadamente 30 minutos. O número de sessões dos procedimentos será dado pela profissional, de acordo com a necessidade do cliente.

Evitar exposição ao sol previne rugas?

Evitar exposição solar direta ajuda a prevenir as rugas, mas não completamente. Evitar o sol retardará o aparecimento das rugas, mas não poderá evitá-las por completo.

Protetor solar previne rugas?

Sim. Devemos aplicar o protetor solar adequado ao sairmos de casa, todos os dias. Os raios ultravioleta (UV) são dos principais contribuintes para o envelhecimento prematuro da pele.

Bronzeamento artificial pode causar rugas?

Sim. Câmaras de bronzeamento artificial são tão ruins quanto a exposição direta do sol pois, como você já sabe, os raios UV causam danos muito sérios à pele, aumentando os riscos de desenvolvimento de rugas prematuras.

Pele seca apresenta mais rugas?

A verdade aqui é que as rugas são mais visíveis nas pessoas com pele seca. Entretanto, ao manter a pele com a umidade adequada, é possível reduzir a aparência das rugas e linhas mais finas.

Beber água previne o surgimento de rugas?

Não há dúvidas de que tomar muita água ajuda nosso metabolismo a funcionar bem e manter a pele hidratada.

Puxar ou esticar a pele pode causar rugas?

Não se preocupe com isso, nossa pele é muito elástica e resistente.

Aplicar hidratante à noite previne rugas?

A aplicação de hidratantes antes de deitar aumenta a penetração de seus componentes durante a noite, ajudando a manter a elasticidade da pele e combatendo as rugas.

Cremes antirrugas funcionam?

Sim, mas não qualquer um. Opte por cremes com retinol (antioxidante e hidratante), ácido hialurônico (hidratante), peptídeos com cobre (estimula o colágeno), coenzima Q10 (regula a energia da célula), vitamina C (antioxidante), cinetina (melhora a absorção da umidade e produção de colágeno) e extratos de chás (anti-inflamatórios).

Hidratantes podem acabar com as rugas?

Não exatamente. As fórmulas dos hidratantes são bem diferentes, mas nenhuma delas faz milagre. A maioria dos cremes no mercado só hidratam a pele, o que faz com que ela pareça mais saudável.

Existem cremes antirrugas para cada faixa etária?

Não. Os ingredientes que combatem as rugas e qualquer outro problema de pele são os mesmos para qualquer faixa etária. Você deve optar por produtos adequados para o seu tipo de pele e para o tratamento de seu problema, independente da idade.

Exercícios faciais evitam rugas?

Não é a falta de tônus muscular que causam rugas, mas sim a diminuição de colágeno e elastina, que ocorre devido a fatores como exposição solar, tabagismo e repetição de movimentos faciais. Movimentos faciais, como sorrir e apertar os olhos por exemplo, quando feitos muitas vezes ao longo do tempo, podem causar rugas.

Cremes antirrugas tem o mesmo resultado dos tratamentos estéticos?

Não. Na teoria, um produto de boa qualidade irá manter sua pele jovem por mais tempo, mas não irá alcançar o mesmo resultado de um tratamento estético.

Compre na nossa Loja Virtual Acessar loja

Escolha a unidade mais próxima de você

Endereço: Rua Itapeva, 490 - Térreo - Bela Vista

Receba nossa Newsletter
Ligue agora